Jornada de Lutas: movimentos ocupam Secretaria de Agricultura [BA]

491105 Cerca de 1500 integrantes do Movimento dos trabalhadores Acampados, Assentados e Quilombolas da Bahia (CETA), da Pastoral Rural de Paulo Afonso e do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) ocupam desde a madrugada da segunda-feira 09/05/11, em Salvador, a sede da Secretaria de Irrigação, Agricultura e Reforma Agrária (Seagri). A mobilização faz parte de uma Jornada de Lutas que os movimentos definiram para denunciar o descaso dos governos estadual e federal para com a reforma agrária.

Depois de 11 dias acampados na Seagri, os trabalhadores rurais assentados, acampados, agricultores familiares, desempregados e quilombolas ocuparam ontem 18/05 pela manhã a frente da governadoria do estado em protesto contra a falta de respostas às suas reivindicações.

Duas horas após o inicio os protestos, foram recebidos pelo secretário de relações institucionais Paulo César Lisboa e o chefe da Casa Militar do governo, Coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, que se comprometeram a dar uma resposta às reinvidicações.

Mesmo após a negociação, os movimentos não dispensaram a exigência de apresentar suas reivindicações diretamente ao governador Jacques Wagner e decidiram ficar acampados na Seagri. Os movimentos consideram fundamental falar diretamente com o governador e apresentar as reivindicações que consideram mais importantes nessa mobilização. Após negociações os movimentos conseguiram marcar audiência hoje (19/05) às 16:30 com o governador.

– um reposicionamento do Governo da Bahia no sentido de priorizar, política e orçamentariamente, o desenvolvimento das comunidades camponesas e não, ao contrário, um desenvolvimento rural focado na mineração e nas exportações do agronegócio;

– retomar as terras públicas e apoiar às desapropriações de terras privadas para assentar as famílias acampadas do Estado;

– apoiar decididamente a regularização dos territórios quilombolas, extrativistas e fundos de pasto, e tomar medidas que coíbam a grilagem das terras que ocupam há gerações.

Links: Centro de Estudos e Ação Social – Em Jornada de Lutas, Movimentos ocupam Seagri durante uma semana | Centro de Estudos e Ação Social – Movimentos protestam em frente à governadoria para que suas pautas sejam ouvidas

Fonte: Centro de Mídia Independente

Anúncios

0 Responses to “Jornada de Lutas: movimentos ocupam Secretaria de Agricultura [BA]”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Cadastre-se e receba as atualizações do blog em seu e-mail. Após o cadastro confirme no seu e-mail. Contra-informação na Feira de todas as lutas e sonhos de libertação!

Junte-se a 10 outros seguidores

visitas

  • 13,162 leitores!

%d blogueiros gostam disto: